domingo, 5 de dezembro de 2010

A graça diz sim!

A liberdade dá às pessoas uma face "sim".Podemos afirmar de que Jesus tinha um rosto "sim". Jamais o vimos, mas podemos chegar a tal conclusão por aquilo que lemos a seu respeito. Que contraste ele deve deve ter sido! Cercado de eruditos, homens religiosos,justos, que citavam a lei, profissionais cujo comportamento já anunciava "não". Piedosos por fora, assassinos por dentro, mas nada envenenou à Jesus. Pelo contrário, ele revolucionou toda a direção religiosa por ter anunciado "sim" enquanto os profissionais ao seu redor estavam dizendo "não", com a testa franzida.

O que impediu que Jesus fosse apanhado nas garras deles?
Em um sá palavra, foi a graça. Ele estava tão cheio de verdade e graça que não deixou espaço interior para o veneno legalista deles.

Num mundo de escuridão e demandas, regras e regulamentos, exigências e expectativas requeridas pelos líderes religiosos hipócritas, só ele, cheio de graça e cheio de verdade introduziu um estilo de vida revolucionário, diferente.

Com a lei mosaica vieram exigências, regras, regulamentos. Ao fazer acréscimos às leis, os fariseus não só aumentaram a lista, mas intensificaram a culpa e a vergonha de cada um. Obcecados com o dever, comportamento exterior,e concentrando-se constantemente apenas no que é certo ou errado (especialmente na vida de outros). Eles divulgaram um sistema tão rígido que não deixou espaço para a alegria. A obediência tornou-se uma questão de obrigação penosa e não um transbordar alegre incitado pelo amor.

Mas quando a graça e a verdade chegaram através de Jesus, em vez de exigir que o pecador preenchesse uma longa lista de exigências, ele enfatizou a fé, mesmo que fosse do tamanho de um grão de areia. Em vez de focalizar as obras da carne, ele falou do coração.

Essa mudança representava liberdade, como o próprio Senhor ensinara, "...conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". A religião rígida, estéril, foi finalmente substituída por um relacionamento orientado pela graça - a graça libertadora.

Diga "não" aos seus fariseus, e "sim" à Graça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário