terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Boa tarde!

Mensagem do dia


Descobri Blaise Pascal. Que maravilha!

Ele dizia que:

"Tudo que é objeto da fé não o pode ser da razão e nem a esta submetida",

e meditava:

"Se o homem não é feito para Deus, por que só se sente feliz em Deus?
Se o homem é feito para Deus, por que é tão contrário a Deus?".

A cura duma fístula lacrimal da sua sobrinha, filha de Gilberte, feita por um Santo Espinho que acreditavam pertencer à coroa de Cristo, o fez escrever:
"Se há milagres, há algo acima do que denominamos Natureza; a consequência está no bom senso: basta averiguarmo-nos da certeza e da verdade dos milagres".

No fragmento 233 da coletânea Pensées, o matemático, físico e filósofo Blaise Pascal (1623-1662) apresentou o que hoje se conhece como a aposta de Pascal. Trata-se de uma proposta de decisão, colocada na forma de uma aposta incontornável, isto é da qual ninguém pode fugir. Esta aposta pode ser resumida da seguinte forma:

Como alguém que escolhe ser cristão pode perder? Se, ao morrer, constatar que Deus não existe e sua fé foi em vão, não perdeu nada – pelo contrário, viveu uma vida com mais percepção de sentido e esperança do que um descrente. Se, no entanto, há um Deus e um céu e um inferno, então ganhou o céu, ao passo que um descrente perdeu tudo.

Com sua aposta, Pascal não pretende provar a existência do Deus da Bíblia, como conjecturam alguns. Aliás, Pascal enfatiza num parágrafo introdutório que não se pode provar a existência de Deus pela razão. Em outro fragmento de Pensées ele explica que uma prova da existência de Deus precisa ser relacional: "Nós conhecemos Deus somente através de Jesus Cristo... Todos que afirmam conhecer Deus, e o provam sem Jesus Cristo, tem somente provas débeis. No coração de cada ser humano há um vazio dado por Deus, que somente Ele pode preencher através de seu filho Jesus Cristo."

Entre suas maravilhosas citações, escolhi duas para o dia de hoje.

"Só conheço dois tipos de pessoas razoáveis: as que amam a Deus de todo coração porque lhe conhecem, e as que lhe procuram de todo coração porque não lhe conhecem." Blaise Pascal

"Aquele que dúvida e não pesquisa, torna-se não só infeliz, mas também injusto." Blaise Pascal

Abraço fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário